A finalidade deste blog é poder trocar informações com outras pessoas, que como eu se encontrem interessados neste tipo de pesquisa.


29.6.08

1912 -Praia de Algés

4 comentários:

JOTA ENE ✔ disse...

Pertissimo donde moro.

Se foi boa (a praia), não me recordo, agora é uma lástima.

Tenho pena e há quem vá pescar para aquela zona!!!

isabel tiago disse...

Pois a praia de Algés era mesmo boa e muito frequentada pelos lisboetas. A minha sogra, nos anos cinquenta ía até essa praia com a miudagem e o farnel, normalmente, um tacho de arroz de qualquer coisa e outro com jaquinzinhos fritos ou pataniscas ou pasteis de bacalhau ou peixinhos da horta, era o que se arranjava para uma grande família com muitas crianças, sendo que ela apenas tinha um filho, que era o meu marido. Os outros, eram, enteados, sobrinhos, afilhados e quem mais aparecesse.
Lembro-me que íam de eléctrico até Algés e era um dia de festa. Infelizmente não há fotos, apenas a memória do que ela me contava.
Segundo me dizia a praia era um luxo e há testemunhos disso. Nunca mais será possível voltar ao que era. Efeitos do crescimento e da civilização ou incivilização...

Unknown disse...

.

Boas!

Cheguei aqui por acaso, no decorrer das minhas constantes pesquisas na net de imagens antigas do concelho de Oeiras, ao qual estou muito ligado, pois cheguei a ele criança e aqui (freguesia de Oeiras) cresci e nela moro há ca. 40 anos.

Sobre a praia de Algés, conta-me a minha mãe, hoje com 73 anos, que ela, os irmãos e primos vinham da Estrada de Benfica a pé pela Circunvalação para frequentar esta praia. :)
Não havia dinheiro para transportes, mas o apelo do mar era mais forte...
Outros tempos.

Segundo os testemunhos que vou ouvindo, era considerada uma excelente praia, muito frequentada.
Hoje já quase nada existe, pois a praia era enorme e estendia-se quase até ao Dafundo.

Cumps,
José António Baptista
Secretário
Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras
http://espacoememoria.blogspot.com/

.

Miguel Ângelo Borja disse...

A praia de Algés estendia-se quase até à Cruz Quebrada, passava do Dafundo. Eu ia lá com a minha mãe nos anos 60 e lembro-me que era um areal imenso, maior que a actual praia de Carcavelos. A minha mãe ainda terá eventualmente fotos desse tempo e até mais antigas, se a autora do blog o permitir, terei todo o gosto em partilhar.
Miguel Borja